Marcos Aurelio

Olá, sou Marcos Aurélio e trabalho com ilustração profissional desde 1991!

+55 (11) 97294-5255
contato@marcosaurelio.art.br

Assine minha Newsletter

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

A inspiração sumiu

A inspiração sumiu

E quando a inspiração não vem?

Posso dizer, de forma bem particular, que sofro muito mais de falta de vontade de desenhar do que de falta de inspiração.

Explico:

Hoje por exemplo, véspera de ano novo, estava tentando focar em desenhar alguma coisa que tinha em mente mas esta queria fazer outra coisa.

Querer não ajuda muito quando estamos com falta de foco.

Isso ocorre geralmente quando estou querendo abraçar muita coisa ao mesmo tempo mas sem delegar atenção para nada.

Quando estou com a agenda cheia basta criar e manter uma ordem nas tarefas e ir desenvolvendo o trabalho.

Porém, quando estou a vontade demais ou muito preocupado o foco fica todo disperso.

Um dos recursos que uso para ordenar as ideias e acalmar a mente é buscar apreciar outras mídias ou atividades que nada tem a ver com a ilustração ou meu trabalho regular de produção de artes visuais.

A medida que vou desenvolvendo uma atividade alternativa o foco começa a afunilar e as ideias passam a ficar mais claras e definidas promovendo por consequência a orientação para uma determinada direção criativa que por fim ajudará a iniciar a execução da tarefa.

Há poucos dias conversava com um amigo, o F.T., sobre o episódio 9 de Star Wars, a Ascenção Skywalker, e foram tão divertidas as considerações que surgiu a ideia de fazer uma sátira em quadrinhos bem curtinha.

Tinha uma ideia bem básica mas não conseguia passar para o papel pois estava pensando em muitas possibilidade de execução, inclusive animação, mas isso acabou por me confundir e desanimar.

Abandonei a idéia pois não consegui foco para dar início aos desenhos iniciais.

Resolvi me afastar do material já rascunhado e fui descontrair a mente com qualquer outra coisa que não fosse desenhar.

De cara resolvi escolher o bluray de extras do show do U2 para assistir e conforme absorvia diferentes informações visuais em paralelo já ia me distanciando da necessidade de solucionar o problema de produção de minha história em quadrinhos pois estava me nutrindo criativamente de soluções visuais encontradas pelos técnicos para situações diversas para realizar aquele show.

Nem havia terminado de assistir às informações eu já fui em direção do material de desenho e comecei a fazer esboços aleatórios tentando trabalhar sem compromisso com as ideias básicas que imaginava para a H.Q. – que naquele momento já se definia como uma espécie de tira de quadrinhos para o instagram.

Já estava bem embalado na manhã de hoje com uma melhor definição dos esboços e após escolhidos os que melhor representavam as etapas para a tira de quadrinhos comecei a diagramá-los logo após escaneados.

Bingo, havia terminado de forma tranquila, sem pressão e bem entusiasmado aquela pequena sátira sobre o episódio 9.

Calma meus caros hatters, não vai ofender ninguém, podem acreditar.

Havia conseguido voltar ao foco na atividade que pôde assim ser realizada.

Segue aqui link do instagram para verem o resultado:

Quando estou desenvolvendo projetos visuais encomendados a explicação das características e necessidades do projeto, que são definidas pelo cliente para a execução do trabalho, são a inspiração para a produção do material.

Além disso o prazo de entrega potencializa a solução de qualquer problemas!

Quando tenho que criar algo para o cliente ou para meus projetos particulares eu busco referências visuais ou faço pesquisas de temas relativos.

Mas quando estou sem vontade para produzir qualquer tipo de arte ou desenho causado principalmente pela falta de foco basta seguir os passos descritos nesse post que não demora muito para meu foco aparecer e viabilizar a produção.

O básico é ir atrás de atividades, assuntos ou temas que causem algum impacto na mesmice habitual de nossa zona de conforto.

Muitas vezes para mim basta sair para andar uns trinta minutos atento ao ambiente ao meu redor para que os diferentes estímulos visuais externos modifiquem minha abordagem criativa.

No fim volto a ter em mãos o foco, a inspiração e a motivação me ajudando novamente.

Bem, se chegou até aqui espero ter apresentado uma possibilidade para te guiar a conseguir criar ou desenvolver seus projetos de forma mais fluída e tranquila.

Obrigado, bons desenhos para você e Sucesso!!

Sem comentários

Deixe uma resposta